Seja bem-vindo, Visitante
Por Favor Entrar ou Registrar.    Esqueceu a senha?
Ir para baixoPágina1234
TÓPICO: Meditações sugestivas!!
Meditações sugestivas!! 4 Anos, 3 Meses atrás Popularidade: 7
muitas vezes tenho dificuldade de passar uma meditação simples que mecha com o desbravador em toda a reunião do clube! sou capelão, minha preocupação e o que vai ficar na mente deles, por isso tenho uma dificuldade de achar uma meditação diferente que atenda esse requisitos para cada domingo! VENHO ATRAVÉS DESSE TÓPICO PEDIR SUGESTÕES DE MEDITAÇÃO E ONDE ENCONTRA-LAS PARA ATENDER A ESSES REQUISITOS! já agradecido Felipe Hebert
Felipe Hebert
Administrador
graphgraph
Usuários Offline Clique aqui para ver o perfil deste usuário
O administrador desabilitou acesso publico para escrita.

Re:Meditações sugestivas!! 4 Anos, 3 Meses atrás Popularidade: 15
Uma coisa que eu achei interessante de se fazer é deixar a meditação como parte do cantinho da unidade. Por experiência, quando temos um grupo menor e com mais intimidade, as meditações podem se transformar em produtivas conversas com as crianças.
Acho que a natureza é um excelente tema para preparar meditações e uma das inspirações juvenis mais interessantes que encontrei foi a Lições de Deus na Natureza, de 2004.
Em relação à natureza, devemos sempre aproveitar uma experiência prática para fazer uma aplicação espiritual. Acampamentos, caminhadas, passeios, etc, ficam marcados na mente e não podemos perder essa oportunidade para fixarmos importantes lições na mente das crianças.
Um exemplo:
No ano passado encontramos uma barata d'água em um acampamento.

Cada unidade estava responsável por fazer uma meditação, e um desbravador que tem bastante interesse em estudo de insetos fez uma aplicação espiritual relacionando a forma como a barata d'água se alimenta e a forma como o pecado fica à espreita.
Para fazermos isso bem, ver algo na natureza e tirar uma boa lição, precisamos duas coisas: estudar a natureza e estar em comunhão com Deus.
Mateus Campos
Colaborador de Ouro
graphgraph
Última Edição: 2011/04/14 21:47 Por mateuscampos.

Re:Meditações sugestivas!! 4 Anos, 3 Meses atrás Popularidade: 7
brigado Mateus, e bem legal e notória a sua idéia! também gostaria de mais exemplos pode dar mais? gostei do modo de do desbravador observar a natureza!
Felipe Hebert
Administrador
graphgraph

Contando a história do meu desbravador, resumidamente é isso:
As baratas d'água são insetos hematófagos, se alimentam do sangue de pequenos peixes e anfíbios, principalmente. Como insetos são alimentos de muitos desses animais, eles são atraídos pela barata d'água, que passa de presa a predador, fazendo milkshake de peixe (nas palavras do garoto). O pecado é da mesma forma. Ele nos parece uma coisa atrativa, parece bom, mas quando nos aproximamos dele, ele se aproveita da gente e nos mata. Portanto precisamos tomar bastante cuidado.
Mateus Campos
Colaborador de Ouro
graphgraph
Última Edição: 2011/04/15 00:51 Por mateuscampos.

Esta abaixo é uma contribuição do Mendes:

Certa dia, enquanto estava caminhando no parque da Luz, em São Paulo, encontrei na trilha um envolucro de semente que me chamou a atenção.
Peguei o mesmo e fiquei carregando até encontrar um funcionario do parque para me dizer de qual arvore era.

Tratava-se de uma casca da semente de Sapucaia. Um das maiores arvores na entrada do parque.

Li com atenção o placa que dava as caracteristcias da planta.

Aproveitei coletei algumas das sementes e levei para casa, para adicionar a minha coleção de sementes, por causa da especialidade.

Mas o que me chamou a atenção depois, foi ficar meditando na palavra Sapucaia, ja havia ouvido ele em algum lugar.

Lembrei-me entao do programa do video-show, da rede globo, quando uma das apresentadores falava "macaco velho nao poe a mao na sapucaia". (Nao esquente se nao se lembrar, isto foi na decada de 90)

Fui pesquisar o que tinha de verdadeiro nesta fraze.

A semente da sapucaia, é rica em proteinas e serve de alimentos a varios animais, entre eles pequenos macacos.

Os macacos velhos, usam um pedaço de madeira para retirar a semente de dentro da casta, uma especie de cumbuca. vide foto

Ja os macacos pequenos, tentam pegar a semente com a mão. Mas, ao colocar a mão dentro da cumbuca e segurar a semente, ficam com a mão presa, não conseguindo retirar da cumbuca.
Saem desesperados e gritando pela mata, tentando retirar a mão sem largar a semente.
Somente quanto desistem de retirar a semente de dentro da cumbuca, largando-a, conseguem soltar a mão.

A mesma coisa ocorre conosco em nosso viver.
Olhamos para muitos dos desejos da carne e queremos agarra-lo de qualquer forma. E quando fazemos, ficamos preso ao pecado que cometemos.
Tentamos nos libertar de varias formas, gritamos, corremos, batemos em outros tentando nos libertar.
No entanto, somente quando resolvemos desistir de nosso objeto de prazer, nosso pecado partilular, poderemos ter nossa mão livre e sermos novamente libertos.

Deus nos deu a liberdade atraves de Jesus Cristo.
Ele nos solta de todas as amarras(cumbucas) que nos prendem nos desejos pecaminosos.

Mas, se nao soltarmos nossos pecados(a semente), Ele nao poderá verdadeiramente nos libertar.

Aceito hoje o convite de Jesus para abandonar o pecado (a semente) que lhe prende neste mundo.

Esta é uma das meditações que criei enquanto passo a especialidade de sementes.

Autor

Mendes
Coordenador Regional
4ª Região da Associação Paulistana
Mateus Campos
Colaborador de Ouro
graphgraph
Última Edição: 2011/04/15 00:53 Por mateuscampos.

Mateus, Mendes está de Parabéns! acabei de ler uma das melhores meditações que vi em minha vida! estou abismado e feliz com ela! muito linda e ... não tem descrição! gostei muito! será se sairão mais meditações criativas como essa ao decorrer desse tópico...?
Felipe Hebert
Administrador
graphgraph

Outra coisa que acho interessante de fazer é mostrar na natureza a mão do Criador.
A complexidade existente nas coisas que muitas vezes consideramos simples e a forma que esse design inspira avanços tecnológicos e muitas vezes não é totalmente compreendido pelos cientistas.
No blog Cantinho da Unidade, todas as quartas postamos alguma coisa nesse sentido. Até o momento, temos os seguintes textos:
Asa de libélula inspira design de turbina de vento
O maravilhoso design da pena
Cientistas desvendam o salto da pulga
A seqüência de Fibonacci
Cabeça de pica-pau inspira amortecedores
Cientistas estudam luminosidade produzida por caracol marinho
Cientistas revelam a mecânica por trás da teia de aranha
Movimento de secagem dos cães pode trazer inovações
Grilos inspiram comunicação invisível entre robôs
Tucano, por que esse bico tão grande?
Uma coisa que eu acho legal nisso, é que motiva ainda mais os desbravadores a estudarem a natureza. Este aqui é um dos versos que eu mais gosto sobre a importância de ensinarmos sobre a natureza para os desbravadores:
"Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso?" Jó 12:7-9
Mateus Campos
Colaborador de Ouro
graphgraph

hum! que ótimo acervo Mateus! eu posso reposta-los aqui nesse tópico indicando a fonte original ( no caso o Blog com detalhes), data de postagem e o autor?
Felipe Hebert
Administrador
graphgraph

se for o caso você mesmo poderia copiar e jogar aqui!(acho que seria melhor! kk)iria também valorizar o Blog e etc... fica a seu critério!
Felipe Hebert
Administrador
graphgraph

Fique a vontade, Felipe. A nossa idéia é que o material disponível lá no blog seja útil e esteja disponível para o maior número de pessoas possível.
Podemos ir copiando aqui à medida que o tempo deixar. Os links postados acima estão na ordem em que foram postados no blog, um por semana.
À propósito, a idéia para essa seção do blog eu tirei de um dos blogs do Michelson Borges, o Digitais do Criador (michelsondigitais.blogspot.com/), onde existem muitos textos nessa mesma linha.
Mateus Campos
Colaborador de Ouro
graphgraph

Ir para cimaPágina1234

Sites Legais, Patrocinadores e Recomendações

bannerDesbravadoresComBr bannerGCYouthMinistries bannerAdvir bannerOGC_200x57